Institucional 2018-03-20T18:12:23+00:00

GRUPO | ESCOLA BRASINHA – COLÉGIO LYON CAMPINAS

A Escola Brasinha foi criada em 1979, embasada em uma filosofia Humanista de trabalho.
O Colégio Lyon Campinas nasceu em 1999, fruto do desejo de muitos, para dar continuidade ao trabalho desenvolvido na Educação Infantil.
Hoje, o Grupo atende do Berçário ao Ensino Médio.

FUNDAÇÃO

Em 2019 completaremos 40 anos da fundação da Escola Brasinha e 20 anos da fundação do Colégio Lyon Campinas. Gostaria de compartilhar com vocês, pais e professores um pouco deste caminho e o que nos possibilitou realizar o sonho de ter uma Escola e levá-la para o futuro.

Sem dúvida nenhuma, quando iniciamos a Brasinha, o que nos motivou foram os valores afetivos. O amor pelas crianças e pela Educação. Os valores passados por meu avô, suas histórias que povoam até hoje o meu imaginário, os livros preciosos de sua estante e a liberdade de ser nas brincadeiras na rua. Mas como passar do sonho para a ação? Muitos questionamentos foram postos à mesa.

O primeiro deles foi: qual identidade queríamos  para nossa Escola?  O que de diferente desejaríamos para os nossos alunos? Uma Escola Humanista, que valorizasse a convivência saudável, a espontaneidade, a criação, a aprendizagem, o estudo, a reflexão, a leitura e a escrita.

Os anos foram passando e nós continuávamos na busca da excelência da educação em nossa Escola. O Projeto Pedagógico tinha de ser aprimorado. Voltamos à Universidade para buscarmos sentido para nossas ações, termos objetivos claros. Foi importantíssimo, pois a sociedade se modificava vertiginosamente.

A Escola foi crescendo e nós, pais, alunos e professores nos  perguntávamos: por que não dar  continuidade ao trabalho que estava sendo realizado na educação infantil? Era um desejo de muitos. Foi um período onde lucidez e sonhos se misturavam. E deste universo surgiu o Colégio Lyon Campinas. Uma Escola interessada no crescimento e no desenvolvimento de pessoas, com o mesmo DNA da Brasinha.

Toda Escola é um projeto em construção, é necessário afeto, entusiasmo e um olhar criterioso para com o futuro. As tecnologias mudaram e continuam mudando o mundo em que vivemos. O espaço de aprendizagem está em todo o lugar, não existem mais paredes nos delimitando, mas o papel de socialização da Escola é fundamental assim como o professor como mediador do conhecimento e como referência para seus alunos.

Nosso desafio hoje é: como conseguirmos, neste universo virtual, uma Escola Humanista? Acreditamos ser na valorização da convivência entre os pares, na construção de um senso de pertencimento onde a justiça seja igual para todos e que o respeito pelas diferenças seja essencial.

Agradeço a Deus e aos anjos por toda a proteção que nos têm dado e pelos professores  e funcionários que se dedicam a fazer de nossa Escola uma luz para o conhecimento e para a harmonia entre todos.

Maricélia A.B.Pédico Saragiotto

Diretora de Projetos